Rio de Janeiro, RJ, 07 (AFI) – O atacante Juan Bezerra não faz mais parte do elenco do Vasco, mas segue ajudando o clube carioca apesar da distância. O jogador de 22 anos formado nas categorias de base do Cruzmaltino deixou o Olexandriya, da Ucrânia, e foi anunciado como reforço do Zamalek, do Egito. Dono de 30% dos direitos econômicos do jovem, o Vasco tem direito a uma parte do valor da transferência.
MAIS DETALHES
De acordo com o jornalista Emerson Rocha, do canal ‘Atenção Vascaínos’, a negociação entre Olexandriya e Zamalek foi fechada na casa de 2 milhões de dólares (cerca de R$ 10,9 milhões na cotação atual). Diante deste cenário, o Vasco receberá 590 mil dólares (cerca de R$ 3,2 milhões).
Avaliado como uma das principais promessas da base do Vasco ao longo dos últimos anos, Juan Bezerra, também conhecido como Juan Batatinha, foi negociado com o Olexandriya em agosto de 2023, quando era o artilheiro do Campeonato Carioca sub-20.
EM ALTA
Em outubro de 2024, Juan apareceu entre os 10 melhores pontas sub-23 do mundo, em lista divulgada pelo CIEES Football, um dos principais e mais prestigiados portais sobre pesquisas esportivas do mundo. O brasileiro estava na sétima posição deste ranking, que contava também com nomes muito conhecidos como Lamine Yamal, na primeira posição e Estevão, do Palmeiras, em terceiro.
Juan terminou a última temporada com os melhores números de sua carreira, com 26 partidas, seis gols e quatro assistências. Ele ajudou o seu clube a terminar o Campeonato Ucraniano na segunda colocação, garantindo vaga para a UEFA Conference League. Em dezembro, o jovem foi eleito como o melhor jogador estrangeiro atuando na Ucrânia, além de estar na seleção da temporada no portal sofascore, com pontuação média de 7,3.