Sem categoria

VASCO EMPATA COM O GRÊMIO EM SÃO JANUÁRIO: 1 A 1

Depois de Léo Jardim salvar nos primeiros minutos, o Vasco pressionou e até criou o suficiente para vencer, mas o Grêmio arrancou o empate em 1 a 1 em São Januário, em resultado que, na verdade, não deixa ninguém feliz.

O Tricolor está em 12º na tabela, com 17 pontos, com três de vantagem para o Cruz-Maltino, em 14º e mais perto da zona de rebaixamento.

O JOGO

O Vasco era impaciente fora e dentro de campo. Se na fase ofensiva conseguia ter boa organização, sempre com muitos jogadores próximos da bola, defensivamente o time de Fernando Diniz seguia errando muito. Léo Jardim, mais uma vez, foi protagonista em São Januário.

A primeira falha comprometedora foi de Lucas Freitas, que errou passe e entregou bola para Braithwaite. Na sequência do ataque gremista, Cristian Olivera arriscou de fora e Léo Jardim fez a primeira boa defesa da tarde que já virava noite na Colina.

Depois de outra falha da defesa que só não foi aproveitada pela indefinição de Alysson, o Grêmio arrumou escanteio e Braithwaite teve tudo para marcar na sequência do levantamento. Léo Jardim estava lá para evitar de novo. A bola seguiu viva na área e Gustavo Martins tentou de bicicleta, sem sucesso.

O clima só ficava pior na Colina. Léo Jardim evitava o pior e, de novo em duelo com Cristian Olivera, que bateu forte de fora, manteve a meta intacta. Se não fosse Léo Jardim, o jogo seria outro, sem dúvida.

Depois de tanto sofrimento, de tanto Léo Jardim, uma ilusão: após cobrança de falta de Piton na área, Hugo Moura ficou com a sobra e mandou para a rede. Mas o VAR chamou o árbitro, que anulou o tento por impedimento.

Só que o clima mudou um pouco em São Januário. Vegetti teve tudo para abrir o placar para os vascaínos na sobra de chute de Nuno de fora da área. O Pirata ficou livre na área e bateu de perna direita. A bola explodiu na trave. Na sequência, cruzamento na área e Vegetti parou em Volpi. Até João Victor chegou perto de marcar nos acréscimos do primeiro tempo, e o Tricolor foi para o intervalo nas cordas.

Decepção na Colina

O Vasco aproveitou o embalo do bom final de primeiro tempo e foi para cima na volta do intervalo. Rayan fez boa jogada na direita aos seis, cortou para o meio e mandou com muito perigo na área. Vegetti quase chegou para concluir.

Sem conseguir sair para o ataque, o Grêmio seguiu sofrendo com Rayan, que trouxe outra bola da direita para o meio e chutou forte de fora. A bola saiu com desvio. O gol saiu da cobrança de escanteio de Nuno Moreira: Lucas Freitas ficou com a sobra na área e bateu forte de canhota para balançar a rede.

A pressão vascaína seguiu, e Hugo Moura entrou de novo para a fila dos heróis improváveis em arremate de fora que acabou desviado. Volpi teve que se virar para evitar o segundo gol. Na cobrança de escanteio, João Victor mandou cabeçada perigosa.

Só que o Imortal, pouco presente no campo de ataque, aproveitou a sobra de uma falta lateral para empatar o jogo. Pavón cruzou da direita e Gustavo Martins apareceu nas costas da defesa para deixar tudo igual de cabeça.

O estádio se calou um pouco, mas Paulo Henrique tentou não abaixar a cabeça e soltou uma pancada logo na sequência para Volpi espalmar para escanteio. No contra-ataque, André Henrique recebeu nas costas da defesa vascaína e tocou por cima de Léo Jardim. A bola pegou no travessão, e o jogo ficou indefinido.

O jogo ficou mais aberto e imprevisível. Vegetti recebeu cruzamento na área e mandou cabeçada no cantinho: Volpi foi lá espalmar. Sem negociar pela vitória, Diniz mandou a campo Loide na vaga de João Victor, e recuou Hugo Moura para a defesa. A pressão vascaína aumentou, assim como os espaços para os contra-ataques gaúchos.

Vegetti seguiu como o homem mais procurado na reta final do jogo, mas não conseguiu vencer Volpi. O goleiro gremista fez boa defesa, também, em tentativa de Nuno na área. O Vasco não conseguiu a vitória, e acabou vaiado após o apito final.

FICHA TÉCNICA

VASCO 1 x 1 GRÊMIO

Campeonato Brasileiro 2025 – 15ª rodada

Data e horário: 19/07/2025 (sábado), às 17h30 (de Brasília)

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)

Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)

VAR: Márcio Henrique de Góis (SP)

Público presente: –

Cartões Amarelos: Fernando Diniz, Paulo Henrique, João Victor (VAS); Edenílson, Christian Olivera, Alex Santana (GRE)

Cartões Vermelhos: –

Gols: Lucas Freitas, 17’/2ºT (1-0); Gustavo Martins, 33’/2ºT (1-1);

VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor (Loide Augusto, 40’/2ºT), Lucas Freitas e Lucas Piton; Hugo Moura, Tchê Tchê, David (Mateus Carvalho, 30’/2ºT), Nuno Moreira e Rayan; Vegetti. Técnico: Fernando Diniz.

GRÊMIO: T iago Volpi; Gustavo Martins, Wagner Leonardo, Kannemann e Marlon; Alex Santana (Cristaldo, 8’/2ºT), Edenílson (Villasanti, intervalo) e Dodi; Cristian Olivera (Pavón, 8’/2ºT), Alysson (Riquelme, 8’/2ºT) e Braithwaite (André Henrique, 29’/2ºT) . Técnico: Mano Menezes.

VÍDEO

GALERIA

ESTATÍSTICAS

TROFÉU NETVASCO 2025

Clique aqui e dê suas notas agora!

Col.
Nome
Média
Col. no ano
Média no ano
Nuno Moreira
7.15
5.21
David
6.56
*
4.08
Lucas Freitas
5.50
10º
4.72
Tchê Tchê
5.36
4.93
Léo Jardim
5.27
5.59
Rayan
4.64
13º
4.53
Hugo Moura
3.92
12º
4.57
Vegetti
3.54
5.42
Paulo Henrique
2.96
5.34
10º
Lucas Piton
2.47
14º
4.41
11º
Fernando Diniz
1.87
18º
4.03
12º
João Victor
1.66
16º
4.18
13º
Mateus Carvalho
1.40
23º
3.20
14º
Loide Augusto
1.21
22º
3.30

* = não classificado (menos de 10 jogos) | Total de votos: 584 | Ranking 2025

Fonte: O Gol (texto), Jogada 10 (ficha), Youtube Prime Video Sport Brasil (vídeo), ge (fotos), X Acerj (estatísticas)