Rio de Janeiro, RJ, 14 (AFI) – Após a dura derrota para o Botafogo pelo Brasileirão, o Vasco voltará a ter um compromisso internacional. O clube carioca enfrentará nesta terça-feira o Independiente del Valle em Quito, no Equador, pelo jogo de ida dos playoffs das oitavas de final da Sul-Americana. O duelo no Estádio Olímpico Atahualpa terá início às 21h30.
O primeiro desafio do Vasco no mata-mata terá pela frente um obstáculo que vem dificultando a vida de muitos clubes brasileiros ao longo dos últimos anos: a altitude. Para começar o confronto com o pé direito, a equipe terá que superar o desafio de jogar em um estádio localizado a 2.850 metros acima do nível do mar.
Na fase de grupos, quando ainda era treinado por Fábio Carille, o Vasco também precisou encarar a altitude e empatou por 3 a 3 com o Melgar, em Arequipa, em um estádio localizado a 2.300 metros do nível do mar. O Cruzmaltino chegou a dominar parte do jogo e ficou perto de conseguir a vitória, mas sofreu pressão na reta final e conquistou apenas um ponto.
A partida será transmitida pela ESPN.
VASCO
Anunciado nesta segunda-feira (14) como reforço do Vasco, o volante Thiago Mendes não será relacionado pelo técnico Fernando Diniz para o confronto. Ele será avaliado ao longo da semana e pode fazer sua estreia na próxima rodada do Brasileirão, contra o Grêmio.
O meia Philippe Coutinho se recupera de dores na panturrilha e desfalca o time contra o Del-Valle. Sem o camisa 10, Diniz pode dar uma oportunidade ao também meia Garré ou Alex Teixeira. O treinador também pode apostar em uma tática mais conservadora e escalar o volante Paulinho.
O atacante Loide Augusto, que ficou fora da lista de relacionados contra o Botafogo, deve estar à disposição contra o Del Valle. O angolano foi liberado na última semana para resolver questões pessoais e já voltou a treinar com o restante do elenco vascaíno.
A tendência é que a escalação seja semelhante a do Clássico da Amizade. O zagueiro João Victor, que não teve boa atuação, pode começar no banco de reservas, enquanto Mauricio Lemos disputa a vaga de titular. Lucas Freitas, que também começou jogando o último jogo, deve seguir entre os onze iniciais.
O meia Adson, que sofreu uma nova fratura na tíbia direita no treino e passou por uma cirurgia nesta semana, segue como desfalque. Fora dos planos da comissão técnica, o zagueiro Lucas Oliveira e o meia Jean David não devem ser relacionados.
DEL VALLE
Ao contrário do Vasco, que está disputando a Sul-Americana desde a fase de grupos, o Del Valle entrou na competição após ser eliminado da Libertadores. Desde a queda no principal torneio do continente, a equipe cresceu e está invicta há nove partidas, com cinco vitórias e quatro empates.
Além disso, lidera o Campeonato Equatoriano com 40 pontos, quatro à frente da LDU, em segundo lugar.
Durante a paralisação do Mundial de Clubes, o Del Valle anunciou a contratação do meia Ronald Briones, que estava no Aucas. O jogador rapidamente virou peça importante no esquema do técnico Javier Rabanal e tem grande chance de ser titular contra o Vasco.
O clube conta com três meias com passagens pelo futebol brasileiro: Jhegson Mendez, ex-São Paulo, Sornoza e Cazares, dupla que passou por Fluminense e Corinthians. O último também vestiu as cores do Atlético-MG.