Sem categoria

Campeonato Carioca tem 11 treinadores confirmados para 2025

Rio de Janeiro, RJ, 27 (AFI) – O Campeonato Carioca 2025 já começou para a maioria dos clubes do estadual. A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) realizou nesta terça-feira (07) o sorteio oficial da tabela da competição durante o Arbitral da Série A. Além de definir os confrontos, o encontro abordou ajustes no regulamento da competição.

O Campeonato Carioca começará mais cedo em 2025, com os primeiros jogos marcados para o fim de semana dos dias 11 e 12 de janeiro. A antecipação ocorre em razão da decisão da CBF de concentrar os estaduais em um período mais curto, evitando conflitos com o calendário do Mundial de Clubes, previsto para o meio do ano.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

COMANDANTES DEFINIDOS

Das 12 equipes que irão disputar o estadual, 11 delas já possuem contratos com treinadores. O único que ainda não confirmou seu comandante para a próxima temporada é o Vasco.

Após demitir Rafael Paiva, o clube está sendo comandado de forma interina por Felipe “Maestro”, ídolo cruzmaltino, e que ficará à frente da equipe até o fim da temporada. Renato Gaúcho, Pedro Caixinha e Luís Castro são nomes cotados no Gigante para 2025.

Além do time de São Januário, apenas Flamengo, Fluminense e Botafogo ainda não confirmaram a permanência de seus comandantes para a próxima temporada. Já Bangu, Boavista, Madureira, Maricá, Nova Iguaçu, Portuguesa e Sampaio Corrêa definiram seus treinadores. Nomes como Evaristo Piza, Júnior Martins e Carlos Vitor são conhecidos no certame carioca.

Confira todos os treinadores para o Cariocão 2025:

Bangu – Júnior Martins
Boavista – Caio Zanardi
Botafogo – Artur Jorge
Flamengo – Filipe Luís
Fluminense – Mano Menezes
Madureira – Daniel Neri
Maricá – Reinaldo Oliveira
Nova Iguaçu – Carlos Vitor
Portuguesa – Evaristo Piza
Sampaio Corrêa – Alfredo Sampaio
Vasco – Felipe (interino)
Volta Redonda – Rogério Corrêa

REGULAMENTO

Embora o regulamento mantenha a base da edição anterior, algumas alterações foram discutidas e aprovadas:

  1. Premiação retirada: o artigo que previa uma possível premiação para o campeão foi suprimido. Agora, toda a receita captada, como direitos de transmissão e patrocínios, será distribuída integralmente entre os clubes, de forma proporcional.
  2. Critérios do VAR: foi aprovado um colegiado envolvendo clubes e arbitragem para definir critérios específicos de uso do VAR, desde que estejam alinhados às regras da IFAB (International Football Association Board). Esses critérios deverão ser publicados com antecedência mínima de três dias ao início do campeonato.

Confira também: