Ultrapassado pelo Santos, Vasco cai do 5º para o 6º lugar no ranking digital dos clubes brasileiros Terça-feira, 09/05/2023 – 08:58 Na edição deste mês do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, o IBOPE Repucom destaca o desempenho mensal no volume de novos inscritos nas redes sociais dos clubes em abril de 2023. Os 50 clubes considerados no estudo acumularam um total de 3,8 milhões de seguidores durante o mês de abril e os cinco que mais se destacaram foram: Santos, Flamengo, Fluminense, Corinthians e Palmeiras. Juntos, foram responsáveis por cerca de 2,5 milhões de inscrições, ou mais de dois terços (68%) do total entre todos os 50 no período.
Clubes
O Santos liderou no ganho de inscritos em suas plataformas oficiais entre todos os clubes brasileiros em abril. A visita do craque Neymar à Vila Belmiro impulsionou as redes santistas e resultou em 903 mil novas inscrições. Este é o melhor resultado santista de toda a séria histórica do estudo, realizado desde 2016, e o feito inédito o levou aos 12 milhões de inscritos no total, retomando a presença entre os cinco clubes mais seguidos do Brasil. O TikTok do Santos concentrou 76% desse resultado, com mais de 680 mil novos inscritos, e fez a conta do clube nessa rede crescer 75%, ultrapassar 1,6 milhão de inscritos e se tornar uma das 5 contas de clubes de futebol mais seguidas do País.
Arthur Bernardo Neto, diretor de desenvolvimento de negócios do IBOPE Repucom, comenta que “os atletas são ativos de alto valor de geração de conteúdo de qualidade e, no caso de estrelas internacionais, esse potencial é elevado a patamares inéditos de grandeza. O impacto da presença de Neymar nas redes sociais do Santos foi tão relevante que, em apenas um mês, o clube somou 85% do volume de novas inscrições que conseguiu ao longo de todo o ano de 2022. Além disso, colheu frutos importantes como a elevação de sua conta no TikTok como uma das mais seguidas do País atualmente entre os clubes, que se apresenta como mais um ativo de peso para entrega de valor para os fãs e exposição de qualidade para seus patrocinadores e parceiros”.
O Flamengo chegou à marca de 54 milhões de inscrições entre suas redes, obtendo o segundo melhor desempenho do último mês ao somar cerca de 660 mil no combinado. O clube foi o líder de crescimento no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. Sua conta no Instagram foi a com maior concentração de inscritos, com cerca de 300 mil novos, o que representa 45% de seu resultado total em abril. Com este resultado, ultrapassou os 17 milhões de seguidores em seu perfil no Instagram, onde lidera substancialmente entre os times brasileiros, e também bateu a marca de 7 milhões no TikTok, onde também possui a hegemonia.
O Fluminense, campeão carioca de 2023, obteve o terceiro melhor desempenho de abril ao registrar pouco mais de 430 mil novas adesões em suas plataformas. Com esse resultado, ultrapassou os 6 milhões de inscrições entre todas as suas redes e avançou uma posição no ranking geral, ocupando agora a 11ª. O Tricolor Carioca concentrou cerca de 70% de seu crescimento no TikTok, onde somou mais de 290 mil inscritos e chegou à marca de 1,2 milhão, entrando no seleto grupo de apenas 8 clubes nacionais com mais de 1 milhão de inscritos na plataforma.
O Corinthians ocupou a quarta posição em crescimento no último mês. Foram cerca de 390 mil novas inscrições no combinado de suas contas. Seu principal resultado se deu no Instagram, onde contabilizou 215 mil novos inscritos, ou 55% de seu desempenho em abril entre todas as suas redes oficiais.
O Palmeiras, campeão paulista de 2023, fecha o pódio entre os maiores resultados do último mês ao registrar 166 mil inscrições no acumulado de suas plataformas. O clube concentrou 71% de seu crescimento no Instagram.
Veja abaixo o levantamento completo:
Fonte: Ibope Repucom
Compartilhe
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)