Notícias do Vasco

Mercosul 2000: a incrível virada do Vasco contra o Palmeiras

5

O Vasco não é conhecido como o “Time da Virada” à toa. Ao longo de sua história, a equipe protagonizou reviravoltas inesquecíveis. Mas uma delas teve sabor especial: a da final da Mercosul de 2000.

No terceiro e decisivo jogo contra o Palmeiras, o Cruzmaltino perdia por 3 a 0 até o fim do primeiro tempo. Mas como essa partida terminou?

Bem, todos os vascaínos conhecem essa história. Hoje, porém, vamos relembrar detalhes daquele jogo.

Mercosul 2000

A final da Mercosul entre Vasco e Palmeiras foi disputada em três jogos. No primeiro, o Gigante da Colina venceu por 2 a 0, com gols de Juninho Pernambucano e Romário.

Já na segunda partida, o Palmeiras deu o troco e ganhou de 1 a 0. O gol alviverde foi marcado por Neném. Com uma vitória para cada lado, um terceiro jogo decidiria a Mercosul.

E seria este confronto que confirmaria que o Vasco é, de fato, o time da virada.

 

3 a 0 no primeiro tempo

No dia 20 de dezembro de 2000, Vasco e Palmeiras protagonizaram um jogo histórico. As duas equipes se enfrentaram no antigo Palestra Itália pelo título da Mercosul.

Mas, ainda no primeiro tempo, a noite parecia que seria desastrosa para o Cruzmaltino.

Aos 34 minutos de jogo, após um escanteio, Júnior Baiano colocou a mão na bola. O árbitro, perto do lance, marcou o pênalti. Começavam momentos de angústia para o torcedor vascaíno.

Arce botou na marca da cal, tomou distância e encheu o pé. Helton pulou no canto esquerdo, mas o tiro do paraguaio foi quase no meio do gol. Assim, aos 36 minutos, o Palmeiras abria o placar.

O time paulista nem teve tempo para comemorar, pois, um minuto mais tarde, saiu o segundo gol. Após o Vasco ter dado a saída, o Palmeiras recuperou a bola e Magrão foi avançando.

Ele tocou para Tuta, que finalizou meio de bico. Helton fez a defesa, mas no rebote Magrão amplicou o placar de cabeça.

Com dois gols em um minuto, jogando na casa do adversário, o cenário para o Vasco estava muito complicado. Mas ainda iria piorar.

Aos 45 minutos, Tuta recebeu na entrada da grande área e bateu, rasteirinha, no canto direito de Helton. Com o 3 a 0 no placar, o Palmeiras foi para o intervalo como virtual campeão.

 

 Time da Virada conquista a Mercosul 2000

Embora não estivesse bem na partida, o Vasco contava com um elenco recheado de craques. E dois deles resolveram desequilibrar a favor do Gigante da Colina: Juninho Paulista e Romário.

Aos 14 minutos da segunda etapa, Juninho foi derrubado por Fernando na área: pênalti marcado. Romário bateu a meia altura, no canto direito de Sérgio, que foi na bola, mas não achou nada. O Vasco diminuía o placar e iniciava uma reação histórica.

Juninho Paulista continuou mostrando todo o seu repertório. O cronômetro marcava 22 minutos quando ele dominou a bola na intermediária, deu uma caneta no marcador e avançou. Perto da grande área, tentou um passe, mas a bola bateu em um jogador do Palmeiras e voltou para ele. Assim, o meia invadiu a área e, novamente, foi derrubado.

Era o segundo pênalti para o Vasco. O segundo sofrido por Juninho. E Romário também converteria sua segunda cobrança.

O Baixinho bateu no mesmo canto, mas no alto. Sérgio, dessa vez, pulou para o outro lado. O placar agora marcava 3 a 2, e o Cruzmaltino começava a sonhar com a virada.

Mas, aos 32 minutos, o Vasco sofreria uma baixa. Júnior Baiano deu uma entrada dura em Flávio e recebeu o cartão vermelho. Com isso, a a impressão era de que a reação seria freada.

Apesar disso, o Vasco continou pressionando e, aos 40 minutos, Romário recebeu cruzamento na área. A batida do centroavante saiu mascada e sobrou para Juninho Paulista, que chutou de esquerda e empatou o jogo.

E ainda tinha tempo para mais. Com quase 48 minutos de jogo, após um bate-rebate na área, a bola caiu nos pés de ninguém menos que Romário.

O Baixinho, então, garantiu seu hat-trick e, também, a incrível virada vascaína. Dessa forma, a Mercosul de 2000 terminava com uma vitória épica do Cruzmaltino. Um jogo que nenhum torcedor jamais irá esquecer.

Foto: Daniel Ramalho/Vasco da Gama

Fonte: ovascoemeu.com.br/2023/04/22/mercosul-2000-a-incrivel-virada-do-vasco-contra-o-palmeiras/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=mercosul-2000-a-incrivel-virada-do-vasco-contra-o-palmeiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *