SIGA-NOS
Confira curiosidades da Copa do Mundo de 1930 que envolvem o Vasco Domingo, 20/11/2022 – 16:30 São Januário @saojanuario
O VASCO NAS COPAS
Nos próximos dias, publicaremos uma série de tweets sobre atletas vascaínos que foram à Copa do Mundo pela Seleção Brasileira.
Começamos pela primeira Copa do Mundo, disputada em 1930, no Uruguai. A Seleção Brasileira teve 4 jogadores vascaínos.
A primeira Copa do Mundo contou com 13 seleções. O Brasil, que participou de todas as Copas, ficou no grupo 2, com Iugoslávia e Bolívia. Apenas uma seleção se classificava.
O Vasco foi representado por 4 atletas na equipe brasileira: Itália, Brilhante, Fausto e Russinho.
Itália e Brilhante, que formavam a dupla de zaga no Vasco da Gama, foram convocados como dupla titular também da Seleção Brasileira.
Eles formaram a defesa na primeira partida, contra a Iugoslávia. No segundo encontro, contra a Bolívia, Brilhante perdeu a vaga de titular.
Russinho, primeiro artilheiro do Vasco e goleador máximo do Carioca de 1929, com 23 gols, ficou de fora contra a Iugoslávia. Contra a Bolívia, atuou de meia. A medalha de participação de Russinho na Copa de 1930 é um dos raros itens expostos no Espaço Experiência CRVG.
Grande destaque da Seleção, Fausto dos Santos era o quarto atleta vascaíno.
Descrito como o melhor jogador do Brasil, Fausto recebeu da imprensa uruguaia o apelido de ‘La Maravilla Negra’. O médio Fausto, que nos dias atuais seria chamado de volante, foi titular nos dois jogos.
Na Copa de 30, o Brasil jogou apenas duas partidas. Nosso desempenho na primeira edição não refletiu a força do futebol brasileiro.
No grupo 2, o Brasil perdeu para a Iugoslávia por 2 a 1 e venceu a Bolívia por 4 a 0. Em segundo lugar no grupo, viu a Iugoslávia passar de fase.
Um episódio envolvendo Vasco, Brasil, Iugoslávia e Real Madrid merece destaque. Ao fim da Copa, a Iugoslávia disputou, em São Januário, um amistoso contra o Vasco.
O Gigante vingou a Seleção e venceu os europeus por 6 a 1, com gols de Russinho (3), Sant’anna (2) e Mario Mattos.
Em 1931, o Vasco fez a sua primeira excursão à Europa. O dirigente José da Silva Rocha, o “Rochinha”, relatou no Relatório da Diretoria daquele ano que o Real Madrid “fugiu” de jogar contra o Vasco por conta da goleada vascaína contra os iugoslavos, que venceram a equipe merengue
Fonte: Twitter São Januário CompartilheClique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)Curtir isso:Curtir Carregando… Relacionado
Fonte: vasconet.com.br/2022/11/20/confira-curiosidades-da-copa-do-mundo-de-1930-que-envolvem-o-vasco