SIGA-NOS
Profissionais da moda elegem camisas de Cruzeiro, Botafogo, Corinthians e Vasco as 4 mais bonitas do Brasil em 2022 Segunda-feira, 12/09/2022 – 13:28 Poucas vestimentas são tão únicas quanto uma camisa de futebol. São singulares e trazem a identidade vista semanalmente pelos gramados brasileiros. Além disso, despertam a ansiedade nos torcedores por lançamentos e novas linhas que são produzidas ano após ano. Mas, entre todas as que estão em atividade nas principais divisões do futebol brasileiro, qual pode ser considerada a mais bonita da temporada de 2022? Gosto é pessoal, claro, mas o GLOBO chamou os especialistas para decidir a questão.
O júri foi montado por jornalistas e produtores de moda, estilistas e consultores que trabalhem na área para trazer uma opinião estritamente profissional. Claro, todos eles também têm um time de coração, mas foram chamados com uma premissa básica e simples: analisar esteticamente cada uniforme. Assim, como em um desfile de moda, o ranking dos uniformes mais bonitos da temporada de 2022 teve três clubes com destaque especial: o Botafogo, o Cruzeiro e o Corinthians, que formaram o top-3 dando uma lavada nos outros concorrentes.
Empate técnico
No topo da lista, um empate técnico. A linha mandante do Cruzeiro (camisa azul) e visitante do Botafogo (a camisa preta, já em pré-venda mas ainda sem uso nos gramados) conseguiram a mesma pontuação. No caso do alvinegro, muitos dos elogios foram destinados aos tons diferentes das faixas pretas que cortam o uniforme.
— Apesar de não ser a camisa tradicional, mantém as listras de forma sutil, em combinação de preto e grafite escuro, em versão minimalista, destacando o principal: o escudo da “estrela solitária”, distintivo do time. Completam o refinamento, a gola justa e a modelagem mais colada ao corpo, que valoriza o corpo do atleta — comenta Paula Acioli, pesquisadora e analista de moda e comportamento.
Curiosamente, as peças do Botafogo são de confecção própria e estão sendo comercializadas com a marca “Glorioso”. Os uniformes atuais foram feitos provisoriamente e pensados para período curto. O clube afirma que negociará com calma com possíveis parceiros para 2023. Reebok e Joma são as favoritas.
— Com perfume retrô e sem grandes invenções, a camisa transmite conforto e tradição, itens indispensáveis no hora do jogo — completa Marina Caruso, editora-chefe da revista Ela, do GLOBO.
Azul cruzeirense
Empatada tecnicamente na liderança, a camisa do Cruzeiro foi lançada em março deste ano. O uniforme traz o primeiro escudo do clube após a mudança de nome de Palestra Itália para Cruzeiro, em 1942. O destaque também está no corpo da camisa, onde há a representação de diversas constelações — incluindo, claro, o Cruzeiro do Sul.
— Azul e branco são duas das unanimidades em cores adoradas. São positivas e potentes cada uma a sua maneira. Gostei muito também da listras nos ombros, acho que trazem força. E, principalmente, amo a estampa de céu, de natureza, de vida! Acho uma camisa muito linda, ativa e poderosa — opina Manu Carvalho, stylist e consultora de moda.
Completando o top-3, está a linha de visitante do Corinthians. Ela faz faz parte da série ‘Segue Arrepiando”, que faz menção aos dez anos das conquistas da Libertadores e Mundial do clube paulista.
— O que me pegou mesmo foi a frase na parte interna da camisa (The Favela is Here, em tradução “A Favela está aqui”). Fui dar um Google e descobri a imagem do mundial de 2012, esbarrei numa entrevista com o autor da frase e descobri que além de uma afirmação orgulhosa da sua origem, a faixa era uma resposta a algumas piadas preconceituosas. Acho muito importante reafirmar sempre os espaços e as potências que a periferia produz — avalia o stylist Lucas Magno.
Em quarto lugar ficou uma das camisas do Vasco — a linha de visitante, branca.
— Gráfica, simples e clássica — resumiu Felipe Veloso, stylist e produtor de moda .
As golas garantiram o top-5 ao América-MG.
— Fazem diferença quando há uma sacada gráfica. A ideia de deixar apenas a metade da listra preta no colo cria um efeito ótico, replicado na barra da manga — afirma Pedro Diniz, jornalista de moda.
Fonte: O Globo CompartilheClique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)Curtir isso:Curtir Carregando… Relacionado